Entre Chefes e Líderes

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010


O assunto hoje é liderança.
No livro "Você é o líder de sua vida?", César Souza nos mostra os passos de homem e sua esposa que a mando do Diretor da empresa em que ele trabalha, percorrem o mundo em busca do perfil do novo líder. O líder 2.0.
Ao final chegam a conclusão de que "Decifrar-se é o mais complexo dos enigmas da liderança".
Diante disto, penso: muitos se vangloriam de ter importantes cargos em grandes empresas, multinacionais ou por serem empreendedores e acreditam estar acima do restante da população por isso. Deveriam saber que o verdadeiro líder é aquele que conforme nos ensina César Souza em seu livro, é o líder 360º. Este não lidera em 90º, apenas entre as paredes de seu escritório, enquanto veste sua fantasia de homem de negócios e sai de sua casa para o serviço. Ele lidera a si mesmo estando em casa, em momentos de lazer, entre amigos...
Quantos de nós já não deve ter se deparado com estes tais homens de negócio tendo verdadeiros "ataques" em filas de bancos, supermercados, check-in de vôos, restaurantes, hóteis, etc etc .
O verdadeiro líder é dotado de auto-conhecimento, controle de si e consequentemente da situação em que se encontra. O que nos apresentam entretanto, são personalidades frágeis, estressadas, sem controle de suas próprias emoções, que acreditam que o cargo ao qual exercem dão-lhes o direito de estar acima do bem e do mal, a tratar de maneira desumana desde funcinários até familiares.
O verdadeiro líder inspira pelos valores, os quais não devem estar presentes apenas dentro de uma organização.
Para ser lider de fato, é necessário empatia pelo ser humano e começar com o exemplo é fundamental. A idéia do "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço" já não pode ser empregada nos tempos atuais.
Almeje ser um grande líder, mas tenha valores, ofereça uma causa, conheça a si mesmo, e terá empatia suficiente para saber posicionar-se no lugar do outro. Lidere na empresa em que trabalha, na sociedade, na escola, faculdade, entre amigos, seja lá onde for, mas nunca esqueça que não há cargo que lhe torne melhor que ninguém.
Seja você político, empresário, médico, advogado ou gari.
A única vaga disponível, já está preenchida. A de Deus.

3 comentários:

Euzer Lopes disse...

Vou falar de mim... Muita gente não se conforma de eu ser um bancário com um salário muito inferior a 2000 reais morando em São Paulo, capital. Bem, eu durmo até 9 horas. As pessoas acordam às seis. Eu saio 4h15 do trabalho e menos de 15 minutos depois estou em minha casa. Quando elas saem no horário, chegam não antes de 8 da noite.
8 da noite eu já saí com meu cachorro, já jantei e estou pronto para pegar um cinema ou alguma outra atividade.
Pra que gastar a saúde ganhando tanto dinheiro se mais tarde eu teria de gastar todo dinheiro recuperando a saúde.
Eu quero ser feliz AGORA...

Anônimo disse...

Concordo com o Euzer e digo mais: às vezes, a gente veste a armadura,a máscara e sái pra vida. No dia-a-dia a gente passa tanto tempo trabalhando, comandando ou ainda tentando superar metas que no fim do dia não conseguimos nem administrar a nossa própria vida, a nossa família, o nosso tempo livre. Um hora a bexiga ( balão que se enche de ar ) estoura!

Adorei o blog.
Gde abraço!

Daniel Silva disse...

Sucesso com o blog! A imagem foi muito bem escolhida. Espero que você tenha um ano de sucesso e muitos posts.

Abraço

Postar um comentário

 
De Gente Grande. Design by Pocket