Nossas quedas

domingo, 3 de janeiro de 2010




"Todo homem tem direito de duvidar de sua tarefa, e de abandoná-la de vez em quando;
a única coisa que não pode fazer é esquecê-la.
Quem não duvida de si mesmo, é indigno, porque confia cegamente na sua capacidade, e peca por orgulho.
Bendito seja todo aquele que passa por momentos de indecisão". (Paulo Coelho)
Começo o post de hoje com essa passagem retirada do livro "O Monte Cinco" de Paulo Coelho.
Ressaltei anteriormente a importância do auto-conhecimento. Entretanto há uma linha tênue que separa o ideal do excesso e devemos estar atentos a ela, ou iremos nos perder às margens de nós mesmos.
Minha maior certeza é a de que muitas duvidas ainda irão surgir.
O livro mostra que quando passamos por adversidades que nos tiram do eixo e nos arrasam como uma cidade arrasada por um exército inimigo, aquilo presente dentro de nós, antes sem valor, nos fará pessoas melhores se experimentarmos a queda seguida reestruturação com sentimentos antes esquecidos. A cidade citada pelo autor foi reconstruida por aqueles que não tinham valor para a sociedade, os considerados inúteis: idosos, mulheres e crianças, os quais a fizeram mais viva e bela que antes.
Quem são os velhos, crianças e mulheres em nossas vidas? O amor, a empatia, o respeito... Na vida corrida que levamos, falta-nos tempo para pensarmos em valores que vão além de trabalho, sustento, auto-estima, status entre tantos outros.
Na maioria das vezes faz-se necessário uma rasteira da vida para darmos conta de como estávamos alheios a sentimentos tão nobres, que se levados paralelo ao cotidiano a tornaria menos cansativa e mais proveitosa.
Para muitos pode parecer uma quimera. Estamos cansados de ouvir, mas e a prática?
A prova disto é a banalização do amor, dos sonhos...
Amor virou barganha e felicidade resume-se a status.
Não estou aqui para dar lições ou dizer o que é certo ou errado. Longe de mim. Não sou diferente de casos que cito. E também preciso despertar em mim os anciãos e viúvas que ainda permanecem ocultos. Mas o primeiro passo para a mudança, é o reconhecimento de que há algo que precisa ser mudado.
"Todos caem, mas só os fracos permanecem no chão"
A todos uma boa queda!

0 comentários:

Postar um comentário

 
De Gente Grande. Design by Pocket